ūüĒć Desvendando o poder da comunica√ß√£o
1
0

ūüĒć Desvendando o poder da comunica√ß√£o

Uma oportunidade para aprimorar suas habilidades de social selling e tenha sucesso no LinkedIn.

Elevator Pitch
5 min
1
0

Sessão #53 - Práticas de comunicação escrita efetiva com Daniela Souza, Consultora de Comunicação da PipeLovers

Email image
Email image
ASSISTA A AULA COMPLETA AGORA!

ūüďö O que voc√™ vai aprender nessa aula da PipeLovers?

  • Nesta aula exclusiva, Daniela Souza compartilha dicas valiosas para pr√©-vendedores no LinkedIn. Aprenda a personalizar abordagens, evitar f√≥rmulas prontas e se destacar com um posicionamento especializado. Descubra como evitar erros comuns e aproveitar ferramentas como o chat GPT. Uma oportunidade para aprimorar suas habilidades de social selling e tenha sucesso no LinkedIn. ūüöÄūüďĚ

ūüíľ Conhe√ßa Daniela Souza, Consultora de Comunica√ß√£o da PipeLovers:

  • Especialista certificada em estudos da linguagem e mestre na otimiza√ß√£o de perfis do LinkedIn, Daniela Souza destaca-se na constru√ß√£o de autoridade e otimiza√ß√£o de perfis B2B. Atualmente, como consultora de Comunica√ß√£o na FleishmanHillard Brasil, ela compartilha os segredos do sucesso no LinkedIn. ūüí¨
ASSISTA A AULA COMPLETA AGORA!

Email image

Qu√£o importante √© a comunica√ß√£o escrita para um pr√©-vendedor? De que forma voc√™ acredita que ela pode impactar tanto na imagem como nos resultados das a√ß√Ķes de prospec√ß√£o?


Daniela Souza: A comunica√ß√£o escrita desempenha um papel crucial para um pr√©-vendedor, pois serve como a porta de entrada para estabelecer relacionamentos com potenciais clientes. A forma como essa comunica√ß√£o √© conduzida pode afetar tanto a imagem do pr√©-vendedor quanto os resultados das a√ß√Ķes de prospec√ß√£o.

Mensagens bem elaboradas e personalizadas podem criar uma impressão positiva e aumentar as chances de sucesso na prospecção, enquanto mensagens genéricas ou mal formuladas podem gerar uma impressão negativa e prejudicar os resultados. Portanto, a comunicação escrita é fundamental para o êxito no processo de prospecção.


Quais são as práticas de escrita que os pré-vendedores podem adotar para aumentar a taxa de resposta e o engajamento dos leads?


Daniela Souza: Para aumentar a taxa de resposta e o engajamento dos leads, é essencial criar uma relação antes de fazer a abordagem. Isso envolve visitar o perfil do lead, enviar um pedido de conexão com uma mensagem personalizada e encontrar pontos de sinergia com o lead.

√Č importante se colocar no lugar do lead e perguntar se a mensagem seria interessante para ele. Priorizar os argumentos mais relevantes para o setor do lead e usar n√ļmeros e indicadores sempre que poss√≠vel tamb√©m √© fundamental. Al√©m disso, adaptar o argumento de vendas de acordo com o cargo do lead (CFO, COO, CIO etc.) e entender as necessidades espec√≠ficas de cada setor da empresa pode fazer diferen√ßa nos resultados.


Qual é a relação entre a visão estratégica de uma empresa e o planejamento comercial?


Daniela Souza: O planejamento estratégico envolve a visão global da organização para a definição de valor. Estratégia é basicamente escolher a melhor forma de alocar recursos limitados de todas as áreas da empresa, inclusive vendas, para gerar valor.

O planejamento comercial, de outra forma, se concentra em capturar esse valor para gerar vendas. √Č a conex√£o entre a estrat√©gia e o planejamento comercial que permite que a empresa direcione seus recursos e esfor√ßos de vendas de maneira eficaz.


A escrita mais formal √© sempre melhor ou a escrita mais casual e conversacional para falar ‚Äúa l√≠ngua do prospect‚ÄĚ?


Daniela Souza: A preferência entre escrita formal e casual varia de acordo com o contexto. Depende se você está lidando com um executivo mais velho e sênior, que espera formalidade, ou um executivo mais jovem e descontraído. A dica é observar como o lead se comunica com os outros e se adaptar ao seu estilo. A formalidade da linguagem também depende do espaço disponível, sendo mais curta e direta em mensagens breves.

No entanto, em redes sociais como WhatsApp e LinkedIn, a formalidade muitas vezes n√£o √© necess√°ria. √Č essencial encontrar um equil√≠brio que permita falar a l√≠ngua do lead sem perder sua autenticidade. Se voc√™ n√£o √© uma pessoa formal, n√£o force, pois isso pode causar uma impress√£o negativa.


Você poderia nos contar sobre uma situação em que uma comunicação escrita não foi tão assertiva e como isso transformou suas práticas de escrita?


Daniela Souza: Meu maior erro trabalhando em prospecção pelo LinkedIn foi generalizar as mensagens, achar que era só trocar o nome do lead e mandar tudo igual para todos, sendo que cada um tinha um cargo, um interesse e um ponto de vista sobre a solução.

Eu achava que o tom querido era o suficiente para tornar uma mensagem personalizada, e só entendi que não era uma prática eficiente quando eu comecei a criar abordagens realmente personalizadas, pensadas caso a caso, desenhadas para cada ICP em específico, porque assim eu comecei a ver os resultados realmente chegarem. 

Ainda falando de erros, testemunhei um erro de comunica√ß√£o em que v√°rias pessoas receberam mensagens automatizadas com nomes errados e em um momento inadequado, o que demonstra a import√Ęncia do timing e da precis√£o na comunica√ß√£o escrita.√Č preciso revisar cuidadosamente mensagens automatizadas, pois erros podem prejudicar sua credibilidade.


Qual método, técnica ou até mesmo uma ferramenta que você utiliza para melhorar e aprimorar suas habilidades de escrita?


Daniela Souza: Melhorar as habilidades de escrita envolve pr√°tica constante. N√£o h√° uma "caixa de ferramentas m√°gica", mas alguns passos essenciais incluem entender os pontos de sinergia com o lead, listar a prioridade dos argumentos de vendas e testar diferentes abordagens. √Č importante evitar f√≥rmulas prontas, especialmente ao se comunicar com executivos mais experientes.

Em vez disso, use um guia para criar mensagens personalizadas. Além disso, realizar testes A-B para determinar qual abordagem funciona melhor é uma prática valiosa. Para aprimorar ainda mais, você pode contar com ferramentas como o GPT-3 e ferramentas de inteligência artificial de correção de texto, como o Clarice.ai e o BARD do Google.


Como voc√™ v√™ a import√Ęncia do posicionamento e da comunica√ß√£o escrita efetiva no LinkedIn para pr√©-vendedores? E quais mudan√ßas voc√™ percebeu no comportamento do mercado em rela√ß√£o a isso?


Daniela Souza: No LinkedIn, a import√Ęncia do posicionamento e da comunica√ß√£o escrita efetiva √© fundamental para pr√©-vendedores. √Č aconselh√°vel evitar usar o t√≠tulo "pr√©-vendedor" no headline do perfil, pois pode afastar potenciais conex√Ķes. Em vez disso, destaque-se como um especialista em sua √°rea de atua√ß√£o, seja nuvem, seguran√ßa, desenvolvimento, etc. Use um t√≠tulo que transmita sua expertise e valor, como "Especialista em Nuvem" ou algo similar.

Além disso, crie uma breve frase que descreva o que você faz, para quem você faz e como faz, destacando seu diferencial. Isso ajudará a atrair a atenção e a confiança dos decisores, que muitas vezes visitam o perfil antes de considerar uma reunião. Ter um perfil que se destaque e gere confiança é essencial para se destacar no mercado altamente competitivo do LinkedIn. Portanto, foque em criar um perfil que diferencie você e gere interesse.


Para acessar a aula completa, clique no link abaixo e transforme a sua carreira em vendas!

Email image
ASSISTA À AULA COMPLETA AGORA!
Email image

NÃO SE ESQUEÇA DE COMPARTILHAR ESTA AULA GRATUITA COM SEUS COLEGAS!

Compartilhar conte√ļdo